sexta-feira, 21 de junho de 2013

MAS EXU É BOM OU RUIM ?

Muitas pessoas que iniciam na Umbanda temem trabalhar com o chamado povo de rua. Isto se deve ao fato de que sempre ouvimos coisas horríveis sobre estes maravilhosos guardiões. Pessoas desinformadas sempre espalham por aí q os exus são o Diabo, só fazem o mal, que ao se trabalhar com eles, as mulheres se tornarão prostitutas e os homens viciados em drogas e bebidas!

MAS EXU É BOM OU RUIM ?

Não, exu não é bom, nem mesmo ruim, ele é movimento e ele vibra de acordo com cada ser humano, mas isso não é apenas dentro da Umbanda, pois se Exu é movimento ele não está preso a uma só religião e sim está em todas e até mesmo na falta de uma, ou seja, ele age na vida de todos os seres humanos. Pegamos como exemplo uma pessoa de posses e que faz uso errado dessas posses, com toda certeza Exu irá vibrar de forma contrária para dar o equilíbrio necessário para que aquela pessoa entenda da forma mais penosa para ela, ou seja, na perda daquelas posses, só assim a pessoa entenderá que fez uso errado da mesma, só assim a pessoa irá obter a noção que fez errado ao usar suas posses de forma tão desequilibrada, então para esta pessoa, com toda certeza, Exu é ruim e se a mesma faz parte da Umbanda e não está neste caminho pela Fé e pelo Amor, com toda certeza sairá do terreiro e irá para uma igreja e lá dará seu testemunho contrário a nossa a Umbanda.
(...)
Assim é Exu, então perceba que ele de forma alguma é ruim e sim age dentro da Lei e faz valer a Lei, a cada um será revelado o que pode entender e se entender tem que ter a humildade de transformar sua vida, a famosa reforma intima que tanto nossos irmãos espíritas falam; percebam que esta reforma intima é tida como primordial em qualquer religião, cada uma com sua forma de trazer a seus adeptos as fórmulas desta reforma intima. Interessante é por que será que todas as religiões assim agem? É o movimento, é Exu que age em nome de Deus, Exu é a patrulha do bem, Exu é que executa a Lei, não importa a religião ou falta da mesma, lá estará Exu para fazer valer a Lei e pronto.
Exu é do bem e costumo falar que ele é nosso reflexo, tal como um espelho e cada um que se faça refletir-se belo e de boa conduta terá Exu vibrando positivamente.
Os exus são mensageiros que transitam quase que livremente entre as linhas. Sua vibração está ligada à humanidade, aos eventos e prazeres humanos. O bem ou o mal quem faz é o pedinte, ele pode ajudar a abrir um caminho que será utilizado para o bem, mediante a um pagamento, oferenda, presente e pode também fazer o mal se este for pedido, também mediante a um presente, oferenda. Mas lembre-se: ao fazer o mal que o mandante sofrerá mais cedo ou mais tarde as consequências de seus atos.
Ao fazer o mal ou desejar o mal, colocamos sobre nós maldições para o nosso próprio futuro.
Os Exus estão em evolução espiritual como nós encarnados através da doutrinação e da caridade.

Obs. A Umbanda não crê no diabo condenado, mas que espíritos menos evoluídos, ou até mesmo atrasadíssimos, podem chegar à luz pela bondade e oportunidades de evolução que o nosso Pai amoroso dá a todos nós. Lembre-se, Jesus disse que Deus quer a salvação de todos, que ninguém se perca.

“ISSO É UM DILEMA, EXU É BOM OU RUIM????DIGO PRA TI QUE EXU É OS DOIS, OU MELHOR AINDA, NENHUM DOS DOIS, EXU É JUSTO. DIZER QUE EXU FAZ MALDADE É ERRADO, POIS A MALDADE QUEM FAZ NÃO É EXU, A MALDADE É FEITA POR QUEM VAI ATÉ ESTE SER MARAVILHOSO E PEDE A MALDADE. MAS AS PESSOAS ESQUECEM QUE EXU É TAO JUSTO QUE TUDO QUE VAI VOLTA, POR ISSO QNDO FOREM PEDIR ALGO A EXU PENSEM BEM NO QUE IRAO PEDIR"

"salve o povo de Aruanda sem Exu não se faz nada"

Laroyê Exu

Fontes: http://povodearuanda.wordpress.com/2009/02/21/exu-e-bom-e-ou-ruim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário