quinta-feira, 11 de abril de 2013

NOSSOS CUMPADRES EXÚS E NOSSAS COMADRES POMBA GIRAS - GUARDIÕES DA UMBANDA


Existe uma cultura e um conceito muito difundido entre os populares, pessoas de outras religiões que não conhecem o trabalho da Umbanda, que é o dos nossos queridos Guardiões.
Exú não é demonio e nem é sincretizado com o diabo, seu sincretismo em algumas casas, quando ocorre, é com São Bartolomeu. É o Senhor das Encruzilhadas e trabalha sob as ordens de OGUM, tendo ainda seus Falangeiros em cada vibração de cada um dos outros ORIXÁS. É uma linha trabalhadora que atua no desmanche de trabalhos feitos, na limpeza astral da casa, na abertura de caminhos, na quebra de demandas e na limpeza pessoal dos Mediuns e da Assistencia. Atuam como "Psicologos" em suas consultas, dando conselhos e tirando duvidas a respeito dos "caminhos" das pessoas.
Dividem-se em suas Falanges em EXÚS (vibração masculina) e POMBA-GIRAS ou BOMBO-GIRAS (vibração feminina). Por serem defensores de pessoas menos favorecidas são vistos como marginais do astral, sem luz, agressivos e quizilentos, nossas cumadres são vistas como vulgares e como prostitutas do plano etereo, mas se engana quem assim os define, pois são leais companheiros e defensores a quem a eles recorrem.
Suas Falanges ou Linhas são diversas e as mais conhecidas são Linhas das Almas/Pretos Velhos Quimbandeiros, Linha do Cemiterio/Caveiras, Linha das Ruas/Encruzilhadas, Linha das Matas/Caboclos Quimbandeiros, Linha das Sombras, Linha do Mar, Linha dos Boemios/Cabaré, etc..
Ainda dentro desta Falange encontramos os EXÚS MIRINS, que são Falangeiros com roupagens de crianças ou adolescentes que trabalham junto com seus "Padrinhos", é uma Linha que não é bem vista em todas as casas devido ao grau de periculosidade na manifestação destas Entidades, mas uma vez que as mesmas são acolhidas e doutrinadas pela casa e pelos "Padrinhos", são otimos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário